
Gustavo Souza
Atualmente, Gustavo Souza é Servidor Público Federal na carreira de Tecnologista, atuando como Chefe da Divisão de Monitoramento e Operações da Rede Observacional (DIMOR) do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN).
Possui Mestrado em Design, Tecnologia e Inovação pelo Centro Universitário Teresa D'Ávila - UNIFATEA (2018), MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (2011), graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade de Taubaté (2000). Além disso, possui formação técnica em Eletrônica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1991).
Engenheiro Eletricista com vasta experiência no setor de energia elétrica, Gustavo possui expertise em manutenção de linhas de transmissão, estudos e projetos sistemas distribuição de energia, e operação de sistemas elétricos de geração, transmissão e distribuição de energia. Sua atuação abrange a gestão da operação de subestações de alta tensão, pequenas centrais hidrelétricas e usinas hidrelétricas, bem como a supervisão e controle de redes de distribuição de 13,8kV.
Na EDP Energias do Brasil Gustavo, ocupou o cargo de Gestor Operacional foi responsável pelo Centro de Operação e distribuição de energia elétrica, sua experiência inclui a elaboração de planos de contingência, controle de indicadores de desempenho de processos, gestão de equipes, planejamento de qualificação e treinamento de pessoal.
Integrou a Desenvolvimento e implantação de projetos para unificação de Sistemas Técnicos nas empresas do Grupo EDP – Energias do Brasil nos estados de São Paulo, Espírito Santo e Mato Grosso do Sul. Sistemas implementados: Smallword Core, Smallworld Design Manager, Smallworld PTI Interface, PowerOn, Spatial Intelligence(SI), Sistema de Despacho Móvel e outras soluções Web.
No contexto do projeto Cigarra, Gustavo Souza é responsável pela implantação da nova infraestrutura da rede observacional. Com vasta experiência na operacionalização de sistemas complexos e distribuídos, como a rede observacional do Cemaden, Gustavo enfrenta o desafio de avaliar processos de comunicação, instalação e manutenção, além de otimizar processos logísticos para garantir que a solução seja robusta e fácil de operar em campo. Ele deve assegurar a viabilidade da rede em ambientes desafiadores, garantindo eficiência e confiabilidade na instalação e manutenção dos equipamentos, mesmo sob condições extremas. Sua expertise fortalece o Projeto Cigarra, proporcionando um equipamento robusto e uma infraestrutura tecnológica avançada, essencial para a segurança pública e o desenvolvimento econômico do Brasil.
Educação & Experiência
Educação
